Muitos pais são amantes de desportos aquáticos que querem transmitir essa paixão aos seus filhos, mas sua cabeça rondam perguntas como "Qual é a idade ideal para eles começarem?", "Que passos são os corretos?", "Como surfar, se não sabe nadar?"
Todas estas perguntas e mais algumas, são o que em seguida, estamos prestes a responder. Vamos começar!
Um método de aprendizagem para cada idade
Não se pode ensinar por igual uma criança de 4 anos e uma de 12, existem diferentes estapas durante o crescimento que devem ser tomados em conta na hora de aprender.
Para as crianças com menos de 2 anos deve-se criar apenas relação com a água, fomentando o jogo e movimentos livres.
Quando as crianças têm entre 4 e 7 anos de introduz-se jogos concebidos para incentivar o desenvolvimento de habilidades motoras como correr ou saltar.
Tendo atingido 8 ou 9 anos, as crianças podem ser introduzidas no desporto enquanto continuam com jogos, mas já com a familiarização de pranchas e as ondas ...
É a partir dos 10 anos, que estes jogos se tornam mais disciplinados e se juntam normas e comportamentos disciplinares. A técnica de surfar começa-se a introduzir e vai-se polindo progressivamente.
Aprender através de jogo é a chave
Como já foi mencionado no parágrafo anterior, jogar é a base da aprendizagem em crianças. Através dos jogos consegue-se familiarizar com o medo, neste caso à água, assim, comportamentos de rejeição serão evitados no desporto, pois será tomada como uma atividade divertida, deixando para trás os medos.
Há uma abundância de jogos para atender todos os níveis e focado na melhoria diferentes habilidades, tais como equilíbrio, velocidade e coordenação ... Estes aumentam a sua complexidade de acordo com a idade e o nível da criança.
Se não querem, não querem, não tentem
Às vezes, tende-se a forçar as crianças a realizar determinadas atividades sob a premissa de que eles devem fazer desporto, mas isso não só não é adequado para iniciar uma criança num desporto, como também pode conseguir um resultado completamente oposto do esperado, o que é acabar com o medo do surf e não querem voltar para uma prancha.
As crianças devem aprender no seu próprio ritmo, eles nunca devem ser forçados. Quando ele estiver pronto será o primeiro a perguntar com quem quer aprender, e quando esse tempo vai chegar? Quando sentir a confiança para enfrentar esta situação.
Conte com profissionais
Finalmente, um dos melhores conselhos que podemos dar é confiar no surf profissional. Às vezes os pais não sabem como lidar com determinadas situações ou sabe como transmitir todo o conhecimento que têm sobre o desporto em questão. É nesse momento em que deve recorrer a um profissional, eles estão preparados para ensinar e tirar o melhor proveito de cada criança.
Nos primeiros anos da vida de uma influência parental da criança é fundamental para a criação de ligações com o mar, já que ninguém mais para além deles pode obter essa confiança em uma criança, mas à medida que envelhecem uma figura externa pode ser uma grande ideia para obter pleno potencial.
Atualmente, existem muitos centros onde pode aprender a surfar, mas certamente uma das opções mais divertidas é os campos de surf. As crianças vivem por alguns dias com outras crianças que têm as mesmas paixões, aprendendo junto com mais pessoas nasce a competitiva e faz uma sensação muito boa durante o tempo de aprendizagem inicial.
Estes campos geralmente desenvolvem-se nos períodos de férias, e incluem alojamento, subsistência e todas as atividades. Além de ter outras atividades paralelas como workshops ou palestras sobre o meio ambiente.
No nosso site pode encontrar uma grande variedade de campos de surf em todo o mundo, é só escolher.